No altar do Fogo by Nuno Hipólito

By Nuno Hipólito

Show description

Read or Download No altar do Fogo PDF

Best nonfiction_4 books

Microengineering of Metals and Ceramics: Part I: Design, Tooling, and Injection Molding. Part II: Special Replication Techniques, Automation, and Properties (Advanced Micro and Nanosystems)

Microstructures, electronics, nanotechnology - those significant fields of study are growing to be jointly because the measurement hole narrows and lots of varied fabrics are mixed. present learn, engineering sucesses and newly commercialized items trace on the mammoth cutting edge potentials and destiny functions that open up as soon as mankind controls form and serve as from the atomic point correct as much as the obvious international with none gaps.

Louis XVs Army (2)

In Louis XVs military the type of French infantry denoted troops recruited from males born and raised in France. those regiments have been referred to as, clearly sufficient, infanterie francaise in preference to the mercenary overseas infantry recruited in other places.

Extra resources for No altar do Fogo

Example text

Adormecer” aqui quer dizer literalmente “esquecer”, limpar todo o sofrimento, atingir a paz. “Dá-me sonhos teus para eu brincar / Até que nasça qualquer dia / Que tu sabes qual é”, diz Caeiro para finalizar o seu desejo secreto. O renascimento ganha aqui um novo significado. Caeiro não quer renascer ou ressuscitar, como deseja Pessoa a D. Sebastião na Mensagem por exemplo, mas sim deseja o esquecimento, o despir de significados, o sair da vida para entrar na paz superior, de quem já não deseja mais do que ver e deixou já de ter de compreender.

Isso que Caeiro quer que entendamos. O raciocino também é humano. Tal como o piano, que imita os sons da natureza nas suas melodias, o pensamento humano imita o natural movimento das coisas. De novo se afirma a necessidade de objectividade. H| uma contraposiç~o forte entre “Natureza” e “Raciocínio”, entre “Aceitaç~o” e “Compreens~o”. O piano é uma met|fora (e um símbolo) para esta contraposição. Como não é preciso um piano para ouvir belos sons, não é preciso pensar para viver. Além do mais, o piano é um intermediário, entre o homem e a natureza.

Necessário lidar com esta comoção. Necessário depurá-la, expurgá-la mesmo, para atingir uma nova pureza, mais próxima da “flor”. “As quatro canções que seguem / Separam-se de tudo o que penso / Mentem a tudo o que sinto / São do contrário do que eu sou”, diz Caeiro. Ou seja, são de sua autoria, mas ele renega-as. Ele escreveuas, mas agora não é o mesmo homem, sendo que elas permaneceram iguais. Num rascunho original, Pessoa tinha escrito “cinco canções”, riscando o “quatro” por um “cinco”. No entanto, no caderno final, passado a limpo, est| um “quatro”, embora com uma anotaç~o que diz “duas”.

Download PDF sample

Rated 4.32 of 5 – based on 41 votes